Wednesday, May 30, 2007

Bastonário de 10 Estrelas - Votação

De acordo com o que se faz em tempos de eleições, o Blogcêutico propõe uma votação sustentada na noção que cada leitor terá do perfil das Candidatas a Bastonário da OF.

Após a apresentação pública das candidaturas:

- Filomena Cabeça - link (www.farmac1a.com)
- Irene Silveira - link (www.farmac1a.com)

Durante a qual cada candidatura expôs os seus argumentos, propostas e ideias, surge a oportunidade de fazer uma série de votações um pouco diferentes das normais.

Como de certo sabem, a WHO (World Health Organization) em 1997, lançou um documento com base num estudo sobre The Role of the Pharmacist : Preparing the Future Pharmacist - Curricula Development que define as valências necessárias a um Farmacêutico do (e com) futuro. Estas valências originam o chamado Seven Star Pharmacist, ou em português, o Farmacêutico 7 Estrelas. O profissionalismo e garante de excelência no desempenho profissional da nossa classe fica assim estruturado no desenvolvimento destas 7 competências, a saber:

- Prestador de Cuidados de Saúde
- Decisor
- Comunicador
- Líder
- Gestor
- Formação Contínua
- Formador


Estando nós em 2007, 10 anos depois desta posição, podemos com alguma garantia afirmar que estamos no futuro relativamente a 2007. Assim sendo, é viável que as candidatas a Bastonário possuam estas 7 características, uma vez que este orgão será o representante máximo de todos os Farmacêuticos Portugueses.

Sempre na vanguarda, o Blogcêutico decidiu que uma Bastonária de 7 estrelas pode ficar aquém das expectativas pois as suas actividades, iniciativas e intervenções não se ficam apenas pelas actividades core das Ciências Farmacêuticas.

Foram por isso levantadas 3 outras competências, que no meu entender, fazem sentido nesta posição de destaque:

- Capacidade política
- Experiência


e uma outra que, tendo em conta a orientação e postura deste blog, teria de ser levada em consideração: Sentido de Humor!

Estaremos, então, perante uma Bastonária de 10 Estrelas, um número de valências, que servirá de ponto de partida para uma série de votações, a lançar aqui no blog, que permitirão chegar á conclusão de qual a candidata eleita pelos leitores/votantes que reúne maior número de estrelas, e por consequinte mais adequada, segundo a opinião da maioria, para o respectivo cargo.

Disclaimer:
Como é óbvio esta votação não tem qualquer caracter formal ou oficial representando apenas uma opinião por parte dos leitores deste blog.

Os votos serão bloqueados por cookie/IP pelo que se agradece que cada votante tenha o bom senso de não desvirtuar a votação com mais do que um voto.

Nota: As polls para voto serão brevemente colocadas no blog

No comments: