Tuesday, October 7, 2008

Manipulado IV

Um blog de um enfermeiro decidiu ilustrar as profissões de Saúde. No entanto, o retrato ficou incompleto. Aqui vos deixo a imagem real e verdadeira:



ps- clicar para aumentar.

15 comments:

Anonymous said...

Interessante Sr. Farmacêutico. Para profissionais, como os farmacêuticos, que se limitam a aviar as ordens receituárias dos médicos, não percebo esta ilustração. Não sou médico ou enfermeiro, sou podologista e com muito orgulho, mas para um profisisonal como o senhor, cuja autonomia reside no aconselhamento do melhor shampoo ou protector solar ao cliente da farmácia, acho que só se enterrou mais...

Anonymous said...

Ui, olha-me este a armar garimpa. Podologista? Isso é o quê? Resigne-se à sua insignificância. Sabe lá você do que fala. Naturalmente que não percebe esta ilustração: a atestar pelo seu comentário tem uma inteligência e um grau de conhecimento sobre o que fala equivalente a um burro (aliás, se não fosse burro não seria... Como se diz? Podo... quê?).

Anonymous said...

Ora, ora! Temos por cá um curandeiro de pés (ou, caso prefiram a versão mais sofisticada da coisa: "podologista"). Coitado, não deu para mais. A Química sempre lhe pareceu Chinês e a Matemática uma variação dos hieróglifos egípcios. Cursos superiores UNIVERSITÁRIOS a SÉRIO são demasiada areia para a sua pequena camioneta de técnico, limitada por um QI ainda mais reduzido. Por lei, os farmacêuticos têm de estar e estão presentes em todo o circuito do medicamento: desde a sua produção à sua dispensa aos utendes nas farmácias comunitárias e hospitalares - naturalmente. Ora, como é evidente, à frente de qualquer farmácia, onde se dispensa medicamentos sujeitos a RECEITA MÉDICA, têm de estar, efectivamente, farmacêuticos, ou não fossem estes os profissionais do medicamento, desde a sua produção. Vá lá espreitar na sua embalagem de PROZAC o nome do "Sr. Farmacêutico" responsável pelo laboratório produtor (Dr. XPTO - Farmacêutico). Meu caro curandeiro de pés, antes de falar sobre a classe farmacêutica, devia lavar primeiro a boca, tal é a ninharia e a sujidade da sua pseudo-formação "superior".

Anonymous said...

Esse macaco é enfermeiro, ou não se vê logo?
Veja lá a vergonha de ser enfermeiro é tanta que se esconde por baixo das saias de um incógnito podologista!
Falando enquanto farmacêutico comunitário, posso dispensar qualquer fármaco sujeito a receita médica desde que no meu entender a situação o justifique. São inúmeros os doentes seguidos com sucesso por mim e pelos meus colegas, já que o CS da região está a rebentar pelas costuras.
E para si, ó seu enfermo-podologista, 2 anos teóricos de "estudo" com mais uns tantos de estágio hospitalar para acabar a limpar úlceras purulentas e excrementos a potes. Vá lá acarretar com baldes de fezes escada acima escada abaixo, alimentando os seus 15 filhos com € 500/mês, que por aqui nos contentando com sensivelmente dez vezes mais que isso.
Ah, e para si é, Sr. Dr.

Anonymous said...

Sou farmacêutico comunitário por opção própria naturalmente, tenho colegas que de momento já têm o título de especialista em indústria e uns quantos em regulamentação, outros responsáveis por equipas de desenvolvimento, já nem sei quantos é que tenho que estão pela wyeth, lusomedicamenta, labesfal, pfizer, bial etc.
Uns poucos, aqueles mais dotados cientificamente que desde muito cedo revelaram-se talentosos para o ramo, confeccionam excelentes projectos na área da veiculação farmacológica, tecnologia farmacêutica, farmacologia, toxicologia, química farmacêutica, bioquímica, biologia molecular, química orgânica e aplicada, oncologia, endocrinologia, neurologia, virologia e microbiologia (grandes áreas de actuação farmacêutica), inclusive, dão aulas de farmacologia elementar (para aqueles raríssimos afortunados sem a cadeira da praxe, anatomofisiobioquimihistologia, também leccionam fisiologia e histologia) a enfermeiros, referindo e passo a citar: “São os alunos mais básicos a quem dei aulas, é pouco estimulante, acabei por colocar o meu assistente mais novo para ganhar alguma experiencia”.
Curiosamente dos mesmos, ouço comentários análogos para o resto dos empreiteiros, os chamados TDT.
Tenho uma colega com quem mantenho contacto esporádico no laboratório da polícia científica da PJ (cujo director, farmacêutico, foi meu professor). Uns quantos que outrora começaram a especialidade em análises neste momento já a devem ter terminado. A minha mulher gere os ensaios clínicos da pfizer e lamentavelmente, muitos fogem dos serviços farmacêuticos (o estado ainda é mau pagador).

E o podologista (ou será enfermeiro?), faz o quê? Lima calos e desentope o cólon próximal de fecalomas com o dedinho?

PS: Já agora, tendo em conta que hoje em dia um farmacêutico pode fazer tudo o que um enfermeiro faz (naturalmente, de tão simples e elementar que é a sua faina) com EXCEPÇÃO de talhas mais sujas que nenhum ser humano no seu prefeito juízo decide cumprir - a não ser que para tal não tenha obtido notas suficientemente altas para entrar em medicina ou farmácia - com que credibilidade é que esses tristes e banais seres argumentam?

Anonymous said...

q nca fique sem capacidade para limpar o cu. Pq se isso acontecer, verá q deveria ter mordido a lingua qd falou!

Administrador said...

Vocês são miseráveis. Lutem pelas vossas competências, não tentem engrandecer a profissão diminuindo as outras.
Engraçado como nos hospitais baixam a bolinha de uma maneira pungente.
Basta fazer uma chamada e "uf uf" lá vêm eles no seu carrinho entregar os medicamentos do dia.
Não venham com comparações amiguinhos, senão lá vou ter de fazer uma prescrição...que já se faz em muitos países (desenvolvidos) como os EUA, a Austrália, o Canadá,...
Agora que já brincaram aos revolucionários, vamos vender uns suplementozinhos?

"Falando enquanto farmacêutico comunitário, posso dispensar qualquer fármaco sujeito a receita médica desde que no meu entender a situação o justifique."
Ora bem, merceeiro, médico, enfermeiro,...que mais? Dispensar é igual a vender? É que a mim também me vendem tudo e mais alguma coisa...basta para isso ir ao casal ventoso ou então mostrar a minha cédula.

Anonymous said...

Não me diga que foi você o autor desta pérola da "ciência" que é esta tese de "doutoramento" (aspas, aspas... lol) em enfermagem: "Dando sentido ao humor: promovendo o bem estar" (OMG!). É que tem jeito para a coisa! E... você a fazer uma prescrição? Quando? Onde? Como? Só se for vinagre de cidra. Olhe, acho que estão a chamá-lo para ir fazer a muda...

Anonymous said...

Exmo. Sr. Trolha da Enfermaria que baixa a bolinha quando leva nas orelhas, a provocação começou com o seu colega que de tanta vergonha em ser enfermeiro, encobre o facto dissimulando-se de podolocoiso (no seu lugar faria o mesmo).
No hospital onde estagiei os enfermeiros baixavam a bolinha com frequência, fazem tanta porcaria com a medicação que se não fossem os ricos técnicos a correr - "uf uf" - para cuidar dos assuntos mais elementares, temeria pelos doentes.
Imagine-se trolhas ou médicos a estabelecer regimes terapêuticos personalizados! Era o zénite do banquete!
Ainda me lembro de uma que se cortou durante um desbridamento, veio a correr em pânico: “por favor, diga-me o que tomar”.
Pobres coitados.
Já ensinei muitos dos seus e vossos mestres pá, nas escolas de saúde/enfermagem são aos potes que acabam o curso sem nada percebem.
Quanto à prescrição, EUA, Canadá, UK são alguns exemplos onde os farmacêuticos prescrevem SEM LIMITAÇÕES (ao invés dos trolhas da saúde).

Boa sorte com a fralda, ouvi dizer que estava imunda.

Anonymous said...

O seu blog até não está muito mau, mas já reparou que foi precisamente no único post que fala sobre os enfermeiros, que recebeu mais comentários... diga lá se não ficou contente de alguém lhe dar troco... lol... até nisso nós somos bons, em aumentar o bom humor do próximo... até aposto que é daqueles que vai para o blog do dr. enfermeiro falar mal... mas não faz mal, a gente deixa, desde que seja para o sr. se sentir melhor... pois é a nossa fama: fazemos tudo para melhorar o bem-estar do outro... Não se esqueça agora de continuar a falar mal de nós, pelo menos quando sentir que ninguém lhe liga nenhuma no mundo da internet (e se calhar não só...)

Anonymous said...

O blog é destinado a uma classe profissional superior que não a sua, é ela pautada por comentários esporádicos que fazem valer a sua palavra. Aqui reina a reserva de opiniões (além de ser um blog humorístico alicerçado na sátira), ao contrario do que ocorre nesses outros blogs que fala, onde aposto que reina a peixeirada digna de uma manhã na praça dos enfermeiros.

Anonymous said...

Faz-se um comentário a brincar com os enfermeiros, e eis que surge a praga para espalhar a sua frustração e inveja através de uma típica verborreia demente, a que já todos se habituaram.

Anonymous said...

o peixe morre pela boca

Anonymous said...

se tudo correr bem um dia será velho. e invariavelmente será internado, nessa altura experimente não dizer quem é, e verá como será tratado por todos. irá perceber a dimensão de aspectos das sua saúde que hoje nem sonha que existem. para o seu futuro internamento, desejo-lhe os enfermeiros mais competentes...

Anonymous said...

Então, vá lá, não se irrite. Se realmente é "um blog humorístico alicerçado na sátira", qual é realmente o seu problema? Eu só estava a satirizar um pouco...

Quanto ao tema deste seu post, ainda não entendi bem uma coisita, como é que o sr. anda tão bem informado sobre aquele tal blog ao qual nunca vai? Pois é a peixeira de que o sr. tão bem fala, deve ser aquela que você costuma fazer quando lá vai e diz que não vai... o sr. e outros que tais...

E até tem que admitir que lhe fiz um favor, dei ânimo aqui ao seu "estaminé" e aposto que o fiz "ferver " um bocadinho...

Já agora, o sr. acabou de levar uma "chapada de luva branca", agora, a rever o que tinha escrito reparei que nem uma vez fiz alusão à sua profissão, nem à minha... Pena que o sr. só saiba responder/defender através de insultos a uma classe profissional que a única coisa que tem realmente e verdadeiramente de inferior em relação a muitas é o baixo salário, e esse sendo um dos nossos problema é o vosso único e injusto trunfo...